Gazeta Uigense

Gazeta Uigense

João Lutonadio da Bragança

Jornalista e Redator do Diário regional Gazeta Uigense 

gazetauigense@gmail.com

O ex-diretor do Serviço de Investigação Criminal (SIC) da província angolana da Huíla, Amadeu Alberto Suana, foi condenado por corrupção e peculato a quatro anos de prisão, noticia hoje a imprensa local.

Angola foi admitida como membro no Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF, na sigla inglesa), o que vai ajudar o país a explorar as grandes reservas por explorar e garantir a respetiva rentabilização, indica hoje um comunicado oficial.

O Conselho de Ministros angolano remeteu hoje para o Parlamento o acordo que prevê a Eliminação da Dupla Tributação entre Angola e a China, bem como outros quatro instrumentos jurídicos bilaterais de natureza executiva.

O Governo angolano aprovou hoje um conjunto de alterações à Lei dos Contratos Públicos, que visa garantir uma "maior aplicabilidade" dos preceitos e princípios contidos na legislação, ligados ao combate à corrupção e à transparência na Administração Pública.

Apenas 37 por cento das receitas arrecadadas com a comercialização do petróleo são canalizadas aos cofres do Estado angolano, 41 por cento servem para recuperação dos investimentos e 22 por cento constitui o lucro das companhias petrolíferas, esclareceu hoje o técnico da Administração Geral Tributária (AGT), Patrício Quingongo.

A empresa angolana detém, atualmente, 25% na Unitel, prestadora de serviços de telecomunicações.

O Tribunal de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional em Paris diz não ter competência para julgar a acção arbitral apresentada pela Atlantic Ventures SA contra o Estado angolano, pelo facto desta empresa nunca ter celebrado nenhum contrato de concessão para construção e exploração do Porto da Barra do Dande.

O ministro das Finanças angolano garantiu hoje que a adesão de Angola a um programa financiado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) permitirá, entre outros objetivos, facilidades de financiamentos a custos mais baixos do que as taxas de mercado.

A consultora FocusEconomics voltou a descer a previsão económica de Angola, colocando o país a fechar 2018 com uma recessão de 0,4%, um resultado apoiado na diminuição do preço do crude e na desvalorização do kwanza angolano.

A petrolífera angolana Sonangol apresenta hoje em Luanda o "Programa de Regeneração" da empresa, precisamente três meses após o Presidente angolano, João Lourenço, ter aprovado a reestruturação para a ajustar à nova organização do sector dos petróleos em Angola.

Página 1 de 149