Uige Noticias

Mais de três dezenas de pessoas entre médicos, enfermeiros e alunos da Escola Técnica de Saúde no Uíge marcharam no sábado, 16, nas ruas da cidade capital da província angolana pelo respeito, dignidade, melhoria das condições técnicas de trabalho e contra o desemprego.

Mais de mil crianças residentes nos municípios de Maquela do Zombo, Quimbele e Milunga, na província do Uíge, estudam na República Democrática do Congo (RDC) porque centenas de escolas estão encerradas por falta de professores, confirmou ao NJOnline o director provincial de Educação, Ciência e Tecnologia, Manuel Zangala.

Os habitantes do município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, beneficiaram de um novo hospital municipal, inaugurado segunda-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

No âmbito da expansão da rede escolar no Uíge, o sector da Educação vai contar, no ano de 2019, com a construção de 873 salas de aulas, num universo de 65 novas escolas do ensino de base a serem erguidas pelo executivo local, anunciou hoje (terça-feira) à Angop, nesta cidade, uma fonte oficial.

A antiga administradora do município do Songo, na província do Uíge, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, foi detida quarta-feira, nesta cidade, pela Procuradoria Geral da República (PGR), acusada na prática dos crimes de peculato e falsificação de documentos durante o seu mandato.

A China entregou hoje a Angola o Instituto Superior de Relações Exteriores, orçado em cerca de 25 milhões de dólares (22 milhões de euros), a maior doação daquele país asiático ao Estado angolano, disse hoje o embaixador chinês em Luanda.

O ex-delegado da Justiça e antigo vice-governador do Uíge para a Área Social, Miguel Kutoca, está detido desde segunda-feira, acusado pelo Ministério Público do crime de peculato.

Desempregados na província do Uíge têm estado a vender sangue como forma de encontrar sustento das famílias e paragamento dos seus estudos.

Dois antigos membros do Governo Provincial do Uíge, o ex-delegado da Justiça e Direitos Humanos, Miguel Kutoca, e o antigo director do Comércio, Indústria e Hotelaria, Boseke Mayamona Mansony, estão detidos, desde segunda-feira última, nesta cidade, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na prática de diversos crimes.

Onze famílias da aldeia de Calumbo, no município sede do Uíge, desalojadas em consequência das chuvas, beneficiaram, nesta terça-feira, de bens alimentares, numa iniciativa do Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade de Género.

A Iª Comissão da Assembleia Nacional que responde pelos Assuntos Constitucionais e Jurídicos confirmou hoje ter recebido uma notificação da Procuradoria-Geral da República (PGR), em que este órgão solicita a presença do deputado Manuel António Rabelais para responder a algumas questões, relacionadas com o inquérito instaurado contra si.

O Instituto Superior Politécnico Privado do Uíge (ISPPU) tem disponível, para 2019, quatro mil vagas nos 17 cursos das áreas Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Engenharias e Tecnologias, anunciou nesta terça-feira, o seu director-geral, Samuel Miranda.

Página 1 de 9