Cotação do barril Brent baixa 2,24% para 110,40 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em maio terminou hoje no mercado de futuros de Londres nos 110,40 dólares, menos 2,24% com que fechou as transações na quarta-feira.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou no International Exchange Futures com uma descida de 2,53 dólares face à última sessão, quando encerrou nos 112,93 dólares.

O preço do petróleo bruto abrandou a escalada de preço na sessão de hoje, depois de ter subido 7,58% no dia anterior e ter tocado a barreira dos 120 dólares por barril no início da manhã.

A atenção do mercado continua focada na guerra desencadeada na Ucrânia após a invasão russa, e os investidores mantiveram o foco de interesse na segunda ronda de negociações entre Kiev e Moscovo, na qual foram estabelecidos corredores humanitários em algumas áreas para evacuar civis e permitir a ajuda humanitária.

Segundo os analistas, as barreiras para as refinarias estrangeiras que compram petróleo russo e bancos que financiam o envio de matérias-primas desde a Rússia, tiveram um efeito semelhante a uma queda da produção global.

Este cenário agravou a escassez de oferta que o mercado já vinha a sofrer nos últimos meses e que já aproximava o Brent do patamar dos 100 dólares por barril, mesmo antes do início da guerra na Ucrânia.