×

Atenção

Erro ao carregar arquivo XML

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu", como é conhecido em Angola, é acusado de branqueamento de capitais e peculato.

O principal partido da oposição angolana, UNITA, inicia esta segunda-feira o período de entrega de candidaturas à liderança do partido, mas apenas dois possíveis sucessores de Isaías Samakuva assumem a candidatura.

A intervenção no debate anual da Assembleia Geral das das Nações Unidas será o ponto central da visita prestes a iniciar aos Estados Unidos (Nova Iorque e Washington) pelo presidente angolano. Mas uma visita à Casa Branca é há muito objectivo do "staff" de Lourenço e do seu "lobby" (o formal e o informal...) em Washington. Até agora, sem correspondência concreta da parte da administração Trump.

A jovem de 34 anos técnica do Ministério das Finanças, Ilda de Fátima da Silva Almeida Martins, foi eleita, sexta-feira, primeira secretária provincial da JMPLA na Huíla, cargo ao qual concorreu sozinha, substituindo o deputado Bartolomeu Catica, que esteve 12 anos a frente da organização.

O líder do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, acusou hoje os órgãos de comunicação social públicos de estarem a silenciar as VIII Jornadas Parlamentares que decorrem de 09 a 14 de Setembro de 2019, nas províncias da Huíla e Cunene.

Antigo primeiro-ministro, ao tempo de José Eduardo dos Santos, e hoje administrador não-executivo da Sonangol, Marcolino Moco confessa-se preocupado por se pensar que “toda a gente tem de ir para a cadeia”, questionando-se sobre quem se poderá salvar. Insiste numa “justiça restaurativa” e sugere a mudança de filosofia, já que o “poder é para servir e não para fazer vinganças”.

O presidente do grupo parlamentar da UNITA criticou hoje os “novos latifúndios” que limitam o acesso das populações à terra e à água, e destacou que o desrespeito pelos povos autóctones é agora maior do que nos tempos coloniais.

O Governo angolano, em parceria com a UNICEF, está a concorrer ao financiamento de um projeto de até 10 milhões de dólares junto do Fundo Verde para o Clima que visa "acudir crianças vulneráveis às alterações climáticas".

O comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Alfredo Quintino, desafiou hoje, terça-feira, o Partido de Renovação Social (PRS) a provar as acusações feitas contra os efectivos destacados na vila mineira de Calonda, segundo as quais, maltratam e intimidam a população.

Página 1 de 131