Angola e consórcio neerlandês Flying Swans vão desenvolver cadeia logística de frio

A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e o consórcio neerlandês Flying Swans vão desenvolver projetos no setor logístico, incluindo infraestruturas da cadeia de frio para promover a exportação de frutas, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, as duas entidades assinaram hoje um memorando de cooperação com vista ao desenvolvimento de uma Estratégia Logística Nacional, que inclui a implantação de um projeto-piloto para demonstração da importância das infraestruturas logísticas de frio ou temperatura controlada para fins de exportação.

A nota destaca o “enorme potencial” de Angola para produção de frutas, com destaque para o abacate, a manga e os citrinos, sendo, no entanto, a exportação limitada devido a vários constrangimentos logísticos.

“A Flying Swans é especializada em atender a estes desafios através da oferta de soluções da cadeia logística de ponta-a-ponta, em colaboração direta com entidades locais responsáveis pela implementação de políticas de desenvolvimento destes setores. O corredor do Lobito foi identificado como umas das áreas de interesse”, acrescenta o ministério.

 O consórcio Flying Swans é uma organização neerlandesa focada no desenvolvimento de projetos logísticos de temperatura controlada, com o apoio do governo e de agentes privados dos Países Baixos.

 A ARCCLA é uma entidade reguladora, que fiscaliza e supervisiona a atividade logística e matérias conexas, responsável pela conceção, elaboração, aplicação e implementação e controle de normas e regulamentos que contribuem para facilitação do comércio, tráfego marítimo e operações logísticas.