Transferências e pagamentos por cartões de débito em Angola entram nas contas no dia seguinte

O Banco Nacional de Angola (BNA) informou que as transferências e pagamentos por cartões de débito, realizados à sexta-feira, passam a entrar nas contas bancárias dos beneficiários ao fim de semana, ao invés da segunda-feira, como anteriormente.

Uma nota do banco central angolano refere que desencadeou um conjunto de ações, em coordenação com a Empresa Interbancária de Serviços (Emis) e os bancos comerciais, para aumentar a confiança e credibilidade do sistema de pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados.

Desde sábado passado, os beneficiários de operações de transferência e pagamentos feitos com recurso a cartão de débito Multicaixa (equivalente ao Multibanco) passam a ver refletidos nas suas contas os valores referentes às operações no dia imediatamente seguinte, independentemente de ser ou não um dia útil.

“Até ao final do mês de setembro do ano corrente os beneficiários de operações de transferências e pagamentos efetuados à sexta-feira e durante o fim de semana por via de cartão de débito Multicaixa, apenas viam refletidos os fundos em suas respetivas contas bancárias à segunda-feira, o primeiro dia útil da semana”, destaca a nota.

O banco central angolano realça que a modernização do Sistema de Pagamentos de Angola (SPA) impulsionada pela dinâmica de novos serviços de pagamentos tem assumido uma importância crescente na vida quotidiana dos cidadãos e dos agentes económicos, através da disponibilização de produtos e serviços financeiros inovadores.

Segundo o BNA, atualmente está a desencadear ações para que, brevemente, os valores referentes a operações de transferências e pagamentos com recurso a qualquer meio ou infraestrutura de pagamento, possam estar refletidos na conta bancária dos beneficiários no dia imediatamente seguinte.