Somoil entra na produção petrolífera em águas profundas em Angola

A petrolífera angolana Somoil adquiriu a totalidade das ações do Bloco 14/14K, localizado no ‘offshore’ de Angola, na bacia do Congo, que conta com uma participação de 9% da Galp no grupo empreiteiro.

Segundo um comunicado da petrolífera angolana, foi adquirida a totalidade das ações do Bloco 14/14K à Total Energies e INPEX Angola Block 14 Ltd, através da Somoil 14 BV, uma transação ainda sujeita à aprovação das autoridades angolanas.

O Bloco 14 foi o primeiro bloco de águas profundas (350-1100 metros) a entrar em produção em Angola, em 1999, e “mantém reservas remanescentes significativas”.

Fazem parte do grupo empreiteiro a filial da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) com uma participação de 31% (operadora), Sonangol P&P com 20%, AB14BV com 20%, ENI com 20% e Galp com 9%.

“Este feito representa um passo significativo para a Somoil e para as empresas angolanas do setor de Petróleo e Gás. A Somoil estará presente num importante ativo já em produção, em águas profundas com um histórico excelente, o que faz parte da nossa estratégia de crescimento”, afirmou Edson R. Dos Santos, Presidente da Comissão Executiva da Somoil, citado no mesmo comunicado.

A Somoil é uma empresa de Petróleo e Gás angolana, que opera atualmente as Associações FS-FST no “onshore” e o Bloco 2/05 em águas rasas, sendo ainda parceira não-operadora nos Blocos 2/05, 3/05ª, 4/05 e 17/06.