Governo refuta inverdades sobre José Eduardo dos Santos

O Governo angolano desmentiu, esta terça-feira, que tenha retirado ao antigo Presidente José Eduardo dos Santos o apoio institucional a que tem direito por Lei e o impedido de viajar para o exterior do país.

"Foi com grande estupefacção que se tomou conhecimento da matéria posta a circular, nos últimos dias, pelo portal Club-K, contendo inverdades à volta do nome e figura do Presidente José Eduardo dos Santos", refere um comunicado do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTCS).

Na nota, enviada à ANGOP, o MINTCS considera falsas as informações avançadas por esse portal, sublinhando que o Presidente José Eduardo dos Santos, desde 2017, “nunca deixou de beneficiar do apoio institucional a que tem direito nos termos da Lei, quer em território nacional, quer durante os quase três anos que se encontra a receber cuidados médicos fora do país".

Clarifica que, tratando-se de um ex-Chefe de Estado, membro do Conselho da República e Presidente Emérito do MPLA, José Eduardo dos Santos não carece de autorização de ninguém para viajar para qualquer parte do Mundo.

"É uma grande irresponsabilidade tratar da vida íntima de um ex-Chefe de Estado ao ponto de se afirmar que o mesmo padece de câncer, algo que não é do conhecimento das autoridades angolanas, que sempre acompanharam os tratamentos a que tem sido submetido numa das melhores clínicas de Espanha", conclui o comunicado.