Numa nota divulgada na página do Facebook da presidência angolana, esta diligência foi tornada pública. "Na sequência das informações sobre a deterioração do estado de saúde do ex-presidente da República José Eduardo dos Santos, o Presidente João Lourenço manteve hoje uma conversa telefónica com a senhora Ana Paula dos Santos em gesto de solidariedade", escreve-se na referida página.
José Eduardo dos Santos já foi visitado pelos filhos Isabel dos Santos e Coreón Du (José Paulino dos Santos) na unidade de cuidados intensivos do hospital de Barcelona onde se encontra.
Isabel dos Santos saiu ontem, quinta-feira, de Londres onde se encontrava quando tomou conhecimento do agravamento do estado de saúde dos pai.
Já Tchizé dos Santos ainda não terá visitado o progenitor por ter entrado em rota de colisão com Ana Paula dos Santos, a mulher do pai. Tanto Coreón Du como Tchizé dos Santos são filhos de um relacionamento entre Eduardo dos Santos e Maria Luísa Abrantes, com a qual nunca contraiu matrimónio.
Ontem, o Jornal de Negócios, de Portugal, informou que o ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos se encontra internado nos cuidados intensivos de uma unidade hospitalar em Barcelona, numa situação de saúde considerada “muito grave”.
A fonte da informação, limitou-se a adiantar que a decisão de encaminhar o ex-Presidente da República de Angola para os cuidados intensivos deveu-se ao “deterioramento do seu estado de saúde”.
O antigo chefe de Estado deixou Luanda, em direcção à cidade de Barcelona, a 7 de Março deste ano, depois de ter estado seis meses na capital angolana, naquele que foi o seu regresso ao país, dois anos depois de ter estado entre a cidade espanhola e o emirado do Dubai.
Há pouco mais de um mês, correu um rumor que dava conta de que José Eduardo dos Santos tinha morrido. Nessa altura, vieram a público uma série de informações sobre o ambiente pouco pacífico vivido em Barcelona entre a ex-primeira-dama da República e as filhas do antigo titular do poder executivo angolano, Tchizé dos Santos e Isabel dos Santos.
O “mau ambiente”, soube-se mais tarde, deveu-se ao facto de Ana Paula dos Santos ter-se mudado para a Barcelona, dois anos depois de se ter afastado do ex-Presidente da República, isto é, logo a seguir ao fim do mandato deste.
A chegada da ex-primeira-dama à cidade Barcelona agravou o clima de crispação em casa, a tal ponto de Tchizé dos Santos ter acusado Ana Paula de se ter deslocado à Espanha com o intuito de acabar “o trabalho que tinha sido começado em Luanda”.
Durante duas semanas, Tchizé dos Santos foi incansável em denunciar nas redes sociais a situação do pai e o alegado papel do governo angolano na gestão do ambiente doméstico de Barcelona. Segundo a filha do ex-Presidente da República, “até o cordão de segurança pessoal de José Eduardo dos Santos foi todo trocado, tendo chegado a aventar a possibilidade de accionarem a polícia espanhola para salvaguardarem a situação do pai.
“Nós, os filhos de José Eduardo dos Santos (…) os que, de facto, estamos a querer zelar pela segurança do nosso pai, pela integridade física e jurídica do nosso pai, estamos a sentir-nos impotentes e só vamos ter uma alternativa que é chamar as autoridades espanholas a intervir, porque isto é um caso de polícia. A outra alternativa é levar ao conhecimento de todos os angolanos o que está a acontecer”, afirmou Tchizé dos Santos à agência Lusa.