Ao discursar num acto político de massas, na cidade do Luena, no quadro da campanha eleitoral, Adalberto Costa Júnior reiterou a necessidade de os eleitores votarem de forma ordeira e organizada.
“Vamos votar de forma ordeira, organizada e esperar os resultados, a 500 metros de distância das assembleias de voto”, reiterou.
Adalberto Costa Júnior aconselhou os militantes a consultarem os locais onde vão votar, de forma prévia, para evitar constrangimentos no dia do escrutínio.
Ao dedicar parte do seu discurso a reafirmar as acções constantes do programa de governação do seu partido, Adalberto Costa Júnior destacou a implantação do governo inclusivo e participativo e a reforma do Estado, da administração pública e da revisão da Constituição da República.
Prometeu aprovar um estatuto próprio para as autoridades tradicionais, antes de realizar as eleições autárquicas, um ano depois de se tornar Presidente da República, caso seja eleito.
O comício do Luena, quinto realizado na região leste do país, composta pelas províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, foi antecedido de encontros com as autoridades tradicionais e com a juventude.
Para além de Adalberto Costa Júnior, candidato a Presidente da República pela UNITA, já passaram pelo Moxico, em campanha eleitoral, os presidentes do PRS, Benedito Daniel, da CASA-Ce, Manuel Fernandes, do PHA, Florbela Malaquias, e do MPLA, João Lourenço.
Em 2017, a UNITA elegeu um deputado à Assembleia Nacional, com 38 mil 510 votos (19,27), no círculo provincial do Moxico, contra quatro do MPLA.
Na província são esperados 416 mil eleitores, que vão votar em 599 assembleias e em 938 mesas de voto.
Concorrem ao pleito de 24 de Agosto MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO.