Futuro governador do Banco Nacional de Angola ouvido na Assembleia Nacional

O candidato indicado pelo Presidente da República angolano para governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, será ouvido sexta-feira na Assembleia Nacional sobre as futuras funções.

Uma nota da Assembleia Nacional angolana refere que a audição prévia do candidato a governador do BNA visa “conferir legitimidade democrática” à nomeação de Manuel Tiago Dias, aferindo “a idoneidade, capacidade de gestão, competência técnica e experiência reconhecida em economia, direito, contabilidade, banca, finanças e gestão do candidato”.

Manuel Tiago Dias, atual governador interino do BNA foi indicado pelo Presidente da República angolano, João Lourenço, para assumir os destinos do banco central, em substituição de José de Lima Massano, que renunciou recentemente ao mandato.

Na sessão parlamentar, os deputados poderão questionar o candidato sobre “a natureza, funções, competências constitucionais e legais atribuídas ao Banco Nacional, bem como sobre os impedimentos e inelegibilidades legalmente exigíveis para o exercício da função”.

Manuel António Tiago Dias é mestre em Ciências Económicas pela Universidade de Bordéus, em França. Ingressou no BNA em 1997, onde ocupou várias funções até à nomeação, em 2016, para vice-governador, função que desempenhou até 2023, antes de ser designado para o recente cargo de governador interino do banco central de Angola.