João Lourenço convidado a visitar a Noruega ainda este ano

O embaixador da Noruega em Angola disse hoje, em Luanda, que o Presidente angolano deverá visitar o país nórdico ainda este ano, “uma oportunidade para aumentar e fortalecer as relações”.

Kikkan Marshall Haugen, em fim de mandato, foi recebido pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, para cumprimentos de despedida.

“O Presidente da República vai visitar a Noruega em novembro, provavelmente este ano, e esta vai ser uma oportunidade para aumentar e fortalecer as relações entre os nossos dois países”, referiu o diplomata norueguês em declarações à imprensa.

Segundo o embaixador, as relações entre os dois países “são fortes, particularmente no setor económico”.

“Angola é um dos mais importantes parceiros da Noruega em África”, disse Kikkan Marshall Haugen, salientando que no que se refere às relações económicas, a empresa petrolífera norueguesa é responsável por aproximadamente 10% da produção de petróleo em Angola, variando as trocas comerciais entre os dois países entre dois e quatro mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros e 3,7 mil milhões de euros).

Kikkan Marshall Haugen disse esperar que as relações económicas venham a aumentar nos próximos anos, com mais investimentos da Noruega em outros setores económicos e o apoio à diversificação da economia angolana.

Angola e a Noruega estabeleceram relações diplomáticas em 1977, destacando-se a cooperação no setor dos petróleos e comércio.