Eleições 2022: CNE recebeu último lote de um total de 68 toneladas de material eleitoral

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebeu hoje o último lote de material eleitoral constituído por “logística sensível” que vai ter de chegar a todas as assembleias de voto até 48 horas antes das eleições, marcadas para 24 de agosto.

Em declarações aos jornalistas, após a entrega formal simbólica das credenciais dos delegados de lista das formações políticas que concorrem às eleições gerais, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo adiantou que foi também recebido o último lote do material eleitoral

O processo desenrolou-se em dois meses e envolveu quatro carregamentos por via marítima de material complementar para as eleições gerais, e dez carregamentos por via aérea, num total de mais de 68 toneladas de carga constituída por logística sensível, afirmou.

Inclui material das mesas das assembleias de voto como urnas, boletins de voto, atas, tinta indelével, carimbos, etc.

“É mais um passo para a marcha imparável das eleições gerais de 24 de agosto”, salientou o responsável da CNE.

O material vai começar a ser distribuído de imediato, sendo transportado primeiro para as comissões provinciais eleitorais, depois para as comissões municipais eleitorais e por último para as assembleias de voto, onde devem estar até 48 horas do dia das eleições.

A logística eleitoral relacionada com as eleições de 24 de agosto foi adjudicada à espanhola INDRA, selecionada por concurso público, entre críticas da oposição que acusa a empresa de práticas fraudulentas.

Vão funcionar no dia da votação 13.238 assembleias de voto que serão constituídas por 26.488 mesas.

No exterior do país serão constituídas 26 assembleias de voto, que correspondem a 45 mesas e serão instaladas em 25 cidades de doze países

Vão ser recrutados para funcionarem nas mesas das assembleias de voto, 105.952 membros.