Jovens criam primeiras bibliotecas comunitárias no Uíge

Um grupo de jovens criou o primeiro projecto de bibliotecas comunitárias no Uíge, denominado ‘Ndozi’, sob o lema ‘Pensar Global, Agir Local’, cujo objectivo é estimular os munícipes daquela circunscrição a terem gosto pela leitura.

As bibliotecas estão situadas no Bairro Popular, defronte ao Comando Provincial da Polícia Nacional.

O projecto surgiu de uma iniciativa da mentora, Elizabeth Esteita, uma jovem promissora que tem dado tudo de si para a transformação de vidas de pessoas em situação vulnerável, com a criação de projectos de alfabetização destinados para jovens, adultos e crianças, ensino da língua inglesa, e agora a criação das primeiras bibliotecas comunitárias do Uíge, com acesso gratuito, de modos a contribuir para a redução das desigualdades sociais e promover a inclusão informacional.

Hoje é um dia memorável para a nossa querida Província do Uíge, lançamos as primeiras Bibliotecas Comunitárias no Uíge, as mesmas estão localizadas no Bairro Popular, defronte ao Comando Provincial da Polícia Nacional”, escreveu Elizabeth.

O projecto também tem em carteira a produção de sabão a partir da reciclagem de óleo de cozinha e a colocação de pontos de internet no largo onde estão localizadas as bibliotecas. O mesmo teve o apoio do Governo Provincial do Uíge, e a organização apela por mais apoios e patrocínios para o crescimento da biblioteca.

Dessa forma, as bibliotecas comunitárias são espaços que surgem da iniciativa popular, em reivindicação à escassez de espaços culturais e bibliotecas públicas nas comunidades. Elas podem actuar como uma forma de afastamento dos jovens das diversas situações de violência e vulnerabilidade social. ANGORUSSIA