A ministra da Educação, Luísa Grilo, assegura a entrada em deste ano de 11 mil novos professores a informação foi tornada pública por ocasião do Encontro Técnico Metodológico para o Sucesso das Aprendizagens e a Curto Prazo das Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ciclo do ensino primário.
Estamos a preparar as peças concursais para que em breve possamos recrutar novos professores para todas as províncias, particularmente no ensino primário e no primeiro ciclo do ensino secundário ainda este mês vamos lançar, estamos a prever a inclusão de 11 mil professores, segundo titular da pasta da Educação.
Luísa Grilo tem igualmente a conhecer que o setor trabalha na elaboração de estratégias para aceleração das aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática.
Nestes dois dias nós queremos fazer um balanço do que é que efetivamente aconteceu no ano letivo 2022 -2023, mais do que os resultados, se passou ou se não passou, tem positiva ou não tem, é saber efetivamente o que é que eles aprenderam e a qualidade do que eles aprenderam e o outro objetivo é mudar o atual quadro que toda a gente reclama que as crianças concluem a 4ª classe e não sabem ler, há quem diga que fazem a 8ª classe e não sabem ler nem escrever., vamos lutar para que isso de facto mude com este grupo de professores que vêm das diferentes províncias, afirmou Luísa Grilo.
Professor Lando Augusto vem da Comuna da Musserra, município de Nzeto, província do Zaire, realça que uma formação de excelência nas primeiras classes é fundamental para o sucesso nas classes subsequentes.
Trabalhar com as classes iniciais é dar bases para o sustento daquilo que é a formação dos próprios alunos. Na escola número 144, as crianças aprendem fazendo. Professores discutem durante dois dias em Luanda estratégias para aceleração das aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ciclo do ensino primário.