Departamento de Estado dos EUA abre lotaria para vistos de imigração para os angolanos

A embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola deu a conhecer, esta quinta-feira, que o período de registo para a Lotaria de Vistos de Diversidade 2025 (DV Lottery) decorrerá até 7 de Novembro de 2023.

De acordo com uma nota da representação diplomática, a lotaria de vistos de diversidade (imigração) está aberta para todos os cidadãos de Angola e São Tomé e Príncipe que tenham concluído o ensino médio ou que tenham uma profissão que requer uma formação especializada.

Esclarece que o Programa de Vistos de Imigrante de Diversidade disponibiliza, cada ano, até 55 mil vistos de diversidade (DVs) sorteados por selecção aleatória, entre todas as inscrições, de pessoas que possuem os requisitos estritos de elegibilidade.

Acrescenta que o programa visa diversificar a população imigrante nos Estados Unidos, seleccionando candidatos de países com baixa taxa de imigração para esta Nação.

Acrescenta ainda que não há uma taxa a pagar para a inscrição na lotaria de vistos de diversidade, e o Departamento só aceita inscrições online através do website dvprogram.state.gov.

De igual modo, o Departamento de Estado dos EUA recomenda fortemente aos solicitantes a completarem as inscrições por eles mesmos, pois informações falsas, mesmo erradas, podem resultar em desqualificação.

Neste contexto, no dia 4 de Maio de 2024, os participantes da lotaria de vistos de diversidade poderão usar o número de confirmação único para verificar se foram seleccionados. Para prevenir fraudes, os solicitantes devem saber que o Departamento de Estado nunca fará selecções ou notificações de entrevista de visto por correio, e-mails, ou telefone.

De acordo com a nota, para participar na lotaria de vistos de diversidade, estes devem visitar o website dvprogram.state.gov. Os solicitantes que tenham perguntas sobre a lotaria de vistos de diversidade devem visitar estes websites: ao.usembassy.gov ou travel.state.gov.

No contexto da abertura de registo do DV Lottery, o Embaixador dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, comenta que “esta é uma óptima oportunidade. Os Estados Unidos são orgulhosamente um país de imigrantes. Os imigrantes mantêm a nossa nação forte e a nossa economia em crescimento”.

Read More