Orçada em 999 milhões de kwanzas, a obra inserida no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), e a cargo da empresa chinesa CRBC, teve início em finais de 2022 e concluída este ano.
Em declarações hoje à ANGOP, alguns habitantes daquela vila mostraram-se satisfeitos com os trabalhos que melhoraram o tráfego rodoviário.
Para o automobilista Carlos Muila, a asfaltagem proporcionou uma nova imagem à sede municipal, facto que contribuiu para uma melhor circulação dos peões e motoristas, evitando danos às viaturas.
Já o moto-taxista Teixeira Miguel, disse que actualmente as ruas estão em melhores condições técnicas, pois permite uma circulação mais fluida e segura para os seus utentes.
“ Hoje circula-se em melhores condições em relação aos anos anteriores em que as vias estavam totalmente degradadas”, reconheceu.
Já a funcionária Makiesse Simão, aproveitou a ocasião para apelar aos moradores e automobilistas no sentido de preservarem os trabalhos feitos, evitando a lavagem de viatura na via pública, para maior durabilidade do asfalto.
O município de Maquela do Zombo, que conta com uma população estimada em 122 mil habitantes, dista a 276 quilómetros da cidade do Uíge e faz fronteira com à República Democrática do Congo (RDC).