Nelito Ekuikui, Domingos Epalanga, Sebastião Salakiaku, Roberto Gamba, Hilário Marques e João Lukombo são os seis pré-candidatos ao cargo de secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA).
Segundo o presidente da comissão de mandatos do V Congresso Ordinário da organização juvenil da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição), Adelino Ricardo, neste momento decorre a fase de receção de reclamações e verificação de insuficiências.
Em relação a Ginga Savimbi, filha do líder fundador da UNITA Jonas Savimbi, o responsável disse à Lusa que esta contactou a comissão de mantados um dia depois da fase de entrega das candidaturas ter encerrado.
"Pedimos compreensão, não há maldade nenhuma, a senhora contactou-nos um dia depois. A intenção da senhora foi extemporânea e ela é politicamente madura e percebeu que de facto estavam encerradas e se conformou", explicou.
Com as candidaturas formalmente apresentadas, a comissão diz ter notificado todos os pré-candidatos para suprirem insuficiências, numa altura em que estão também em período de receção de reclamações que encerram no sábado.
"Há insuficiências supríveis e há outras não supríveis, entretanto analisamos todos os processos, notificamos todos os pré-candidatos e estão no direito em reclamar um ou outro ponto e estamos também a analisar as reclamações", disse.
A falta de uma assinatura ou de cópia de Bilhete de Identidade "são insuficiências supríveis", mas, observou, Adelino Ricardo, o tempo de militância, que à luz dos nossos estatutos são 10 anos consequentes, caso não tiverem "é uma insuficiência não suprível".
Após a validação das candidaturas, segue-se a campanha eleitoral que se estende até finais da primeira quinzena de março próximo.
O V Congresso Ordinário para a renovação de mandatos nos corpos sociais da organização decorre de 15 a 17 de março.
Agostinho Kamuango, secretário-geral cessante, não se recandidatou ao cargo.