FNLA no Uíge quer maior divulgação dos feitos de Holden Roberto

O secretário provincial da FNLA no Uíge, Almeida Vungo, defendeu, esta quarta-feira, maior divulgação da figura e dos feitos do fundador do partido, Holden Roberto, tal como outros heróis da Luta de Libertação Nacional.

O responsável, que falava na palestra sobre vida e obra de Holden Roberto, lembrou o contributo do nacionalista e fundador da FNLA na Luta de Libertação Nacional.

 Por essa razão, explicou que a FNLA no Uíge tem realizado palestras, seminários e colóquios, a fim de informar sobre o percurso histórico e político do nacionalista e fundador da FNLA.

Em relação aos desafios do partido, o responsável apontou o contínuo trabalho para inverter o quadro nas próximas eleições que o país vai realizar.

Sobre Holden Roberto

Álvaro Holden Roberto, filho de Garcia Diasiwa Roberto e de Joana Helena Nekaka, nasceu em Lula, Mbanza Kongo, no dia 12 de Março de 1923. Muito cedo emigrou com os pais para Leopoldville (actual Kinshasa), provavelmente em Abril de 1925. Visto que Angola estava sob colonização que não oferecia condições sociais, os pais emigraram para Thysville (Mbanza Ngungu), ao longo do caminho-de-ferro Matadi-Leopoldville.

Holden Roberto foi iniciado na vida política pelo seu tio Manuel Sidney Barros Nekaka. Entre 1949 e 1952, Barros Nekaka influenciou a Diáspora em Leopoldville, embora a adesão dos angolanos tenha sido tímida.

Depois disso, ele vai a Matadi, onde se notou  uma adesão qualitativa. No dia 10 de Outubro de 1954, foi fundada a União dos Povos do Norte de Angola (UPNA). 

Faleceu em Luanda no dia 2 de Agosto de 2007, tendo sido sepultado em Mbanza Congo, sua terra natal.